Calendário SaúdeCampanhasOncologiaPeleSaúde

Dezembro Laranja

Conscientização sobre o Risco do Câncer de Pele

Loading Likes...

Mais sobre Câncer de Pele

O câncer de pele é o câncer mais comum do ser humano, responsável por 1/3 de todos os casos de câncer do mundo.]

Dados americanos mostram que 1 em cada 6 americanos desenvolverá câncer de pele ao longo de suas vidas.

O principal fator de risco no desenvolvimento de câncer de pele é a exposição solar.

O risco de câncer de pele em indivíduos brancos dobra a cada 8-10º de decréscimo de latitude, mostrando que quanto mais próximo do equador, maior a exposição solar, maior o risco de câncer de pele.

A exposição solar crônica é o fator mais importante na gênese de um câncer de pele.

O risco de desenvolver um CBC é 5 vezes maior aos 75 anos se comparado a um indivíduo de mesma cor de pele com 50 anos. Isto mostra a importância do efeito cumulativo da exposição à radiação solar.

Contudo, a exposição aguda, as queimaduras solares que geram bolhas, também são fatores de risco no desenvolvimento de câncer de pele.

Pessoas com história de queimaduras solares na infância têm um risco maior de desenvolver melanoma.

O tabagismo também é fator de risco, principalmente no desenvolvimento de Carcinoma espinocelular.

Fonte: Clínica Denise Steiner
Foto: Acervo Clínica Denise Steiner
https://denisesteiner.com.br/dermatologia-clinica
contato@denisesteiner.com.br
@clinicadenise_steiner
@clinicadenisesteiner

Ana Sodré

Sentir-se bem em fazer o bem… Sou antes de tudo um ser humano que ama a vida e estou sempre em busca de um mundo melhor. Atuei nos últimos 30 anos como empresária e editora, destacando três grandes publicações, a Revista Médico Repórter e o Jornal Hipócrates, atingindo a classe médica. E, por 2 anos a Revista Aimè, voltada para o público gay masculino, com venda em banca no âmbito nacional, sendo também distribuída na Argentina e em Portugal. A repercussão foi muito positiva, do qual recebi um prêmio Mulher Excelência 2009 - CIESP. Ao receber o convite para ser parte do Instituto - “Eu Causo”, foi como um raio de sol iluminando o meu horizonte… Envolvida na saúde, ao longo destes anos me deparei com diversas situações, oras boas, outras nem tanto, porém algo sempre me chamou a atenção, a fragilidade do Ser Humano. Pude perceber de perto, o quanto estamos vulneráveis mediante uma doença, quer seja em causa própria, ou de alguém da família, um amigo... Com base nessa premissa, agarro este projeto com o mesmo propósito: contribuir, através da informação, para um melhor estar! Estarei comprometida a identificar os avanços da medicina em prol da saúde, em responder as demandas da população; e vendo como as pessoas se conectam mais, me engajarei para que cada um de vocês utilize este portal, na certeza que irão encontrar um espaço acolhedor e aglutinador, para que juntos, possamos alcançar um estado de felicidade. Eu escolhi cuidar! … Eu causo!… E você?

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar