Calendário SaúdeSaúde

20 de Novembro: Dia Nacional do Biomédico

Loading Likes...

Biomedicina

A Biomedicina surgiu no Brasil em 1966. Desde sua origem o curso passou por diversas modificações curriculares, ampliando as suas habilitações e qualificando seus profissionais na área de saúde.

O Decreto de Lei nº 11.339, de 3 de agosto de 2006, institui o dia 20 de novembro como Dia Nacional do Biomédico. A escolha da data faz referência ao dia em que a profissão foi finalmente regularizada no país, através do Projeto de Lei nº 6.684 de 3 de setembro de 1979.

De acordo com a lei em vigência no Brasil, para exercer o cargo de biomédico é necessário concluir o curso de ensino superior em Ciências Biológicas, na modalidade médica.

O objetivo inicial do curso de Biomedicina era o de formação de profissionais biomédicos para atuarem como docentes especializados nas disciplinas básicas das escolas de medicina e de odontologia, bem como de pesquisadores científicos nas áreas de ciências básicas, e com conhecimentos suficientes para auxiliarem pesquisas nas áreas de ciências aplicadas.

Muitas conquistas vieram no que se refere ao campo de atuação do profissional biomédico. Atualmente, o Biomédico é o profissional responsável por realizar exames que possibilitem o diagnóstico por imagem, elucidar crimes por meio de análises de tecidos na Polícia Federal ou Civil, realizar exames de biologia molecular, pesquisar e desenvolver produtos obtidos por biotecnologias, fazer manipulação de microrganismos para que possam ser industrializados como medicamento e executar exames clínicos em laboratórios e hospitais para ajudar a identificação de agentes causadores de patologias humanas, entre outras funções.

É ampla a área de atuação do biomédico. No entanto, para o desenvolvimento de suas atividades deve ter o reconhecimento de habilitação na área específica em que atua pelos Conselhos de direito. O profissional biomédico pode ser habilitado nas áreas: Patologia Clínica; Parasitologia; Microbiologia; Imunologia; Hematologia; Bioquímica; Banco de Sangue; Docência e Pesquisa: Biofísica, Virologia, Fisiologia, Histologia Humana, Patologia, Embriologia, Psicobiologia; Saúde Pública; Imagenologia; Radiologia; Análises Bromatológicas; Microbiologia de Alimentos; Citologia; Na álise Ambiental; Genética; Reprodução Humana; Biologia Molecular; Farmacologia; Informática de Saúde; Histotecnologia Clínica; Toxicologia; Sanitária; Auditoria; Perfusão Extracorpórea; Biomedicina Estética; Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório; Gestão das Tecnologias de Saúde; Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício.

Acupuntura

A acupuntura, habilidade também biomédica, é uma das formas de tratamento proposta pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e, muito tem feito pela prevenção de doenças e pela manutenção da saúde. O ideal de saúde chinês caracteriza-se por um sentimento de harmonia e bem-estar, enfatiza-se o equilíbrio como chave para a saúde. Qualquer desarmonia contínua pode se transformar em patologia e, fatores sociais, culturais, psicológicos e espirituais, constituintes do Ser, contribuem positiva ou negativamente para a sua saúde. Escutar o sujeito de forma ampla e individualizada, e então trata-lo, é uma das potências da habilitação em acupuntura

São muitos os desafios na complexidade de cuidar de indivíduos e populações. O profissional biomédico compõe a cadeia de profissionais da saúde, atua e agrega seu saber de forma integrativa e multidisciplinar.  Dedicamos este artigo, com gratidão, a todos os biomédicos em cada área de atuação e dedicação!

Fontes:
https://cfbm.gov.br

O que faz o Biomédico


https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-biomedico/

 

Simone Spadafora

Biomédica especialista em análises clínicas e acupuntura, mestre em Gerontologia pela PUC/SP. Atualmente Diretora vice-presidente e coordenadora técnica na Associação São Joaquim de apoio à maturidade e Terapeuta Integrativa no Instituto Adhara. Professora de pós graduação em Acupuntura pela Casa da Terra Cursos e Educação Continuada.

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar