Calendário SaúdeSaúde

Campanha nacional de vacinação contra o sarampo dá início à segunda fase

Nesta fase a campanha é voltada para adultos de 20 a 29 anos.

Loading Likes...

Do 18 ao 30 de novembro, adultos de 20 a 29 anos devem ir aos postos de saúde para tomar a vacina do sarampo

Começou hoje, 18 de novembro, a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo 2019. Se em um primeiro momento a iniciativa estava focada em crianças de 6 meses a menos de 5 anos, agora a vacina vai ser oferecida aos adultos de 20 a 29 anos.

O Dia D – quando os postos de saúde abrem aos sábados e a vacina é aplicada em shoppings, estações de metrô e afins – está marcado para o 30 de novembro. Essa é a data final da campanha.

Mesmo adultos que já receberam a vacina na infância devem ir aos postos. A exceção fica para quem já se imunizou em decorrência do surto que acomete o país. O governo pretende aplicar a dose em 13,6 milhões de brasileiros.

E por que o Ministério da Saúde está se concentrando nessa faixa etária? Porque as taxas de vacinação são especialmente baixas nos integrantes dessa turma e o esquema de aplicação era diferente (e menos eficaz) quando eles nasceram.

É importante ressaltar que tanto a vacina tríplice viral como a tetravalente (que evita também a catapora) são administradas na rede pública o ano inteiro em brasileiros de até 49 anos que cumprem certos requisitos, dentro ou fora de surtos. Siga as orientações do Calendário Nacional de Vacinação para proteger você e sua família desde cedo.

Fonte: Saúde Abril
Foto: Saúde é Vital /Eduardo Svezia

Ana Sodré

Sentir-se bem em fazer o bem… Sou antes de tudo um ser humano que ama a vida e estou sempre em busca de um mundo melhor. Atuei nos últimos 30 anos como empresária e editora, destacando três grandes publicações, a Revista Médico Repórter e o Jornal Hipócrates, atingindo a classe médica. E, por 2 anos a Revista Aimè, voltada para o público gay masculino, com venda em banca no âmbito nacional, sendo também distribuída na Argentina e em Portugal. A repercussão foi muito positiva, do qual recebi um prêmio Mulher Excelência 2009 - CIESP. Ao receber o convite para ser parte do Instituto - “Eu Causo”, foi como um raio de sol iluminando o meu horizonte… Envolvida na saúde, ao longo destes anos me deparei com diversas situações, oras boas, outras nem tanto, porém algo sempre me chamou a atenção, a fragilidade do Ser Humano. Pude perceber de perto, o quanto estamos vulneráveis mediante uma doença, quer seja em causa própria, ou de alguém da família, um amigo... Com base nessa premissa, agarro este projeto com o mesmo propósito: contribuir, através da informação, para um melhor estar! Estarei comprometida a identificar os avanços da medicina em prol da saúde, em responder as demandas da população; e vendo como as pessoas se conectam mais, me engajarei para que cada um de vocês utilize este portal, na certeza que irão encontrar um espaço acolhedor e aglutinador, para que juntos, possamos alcançar um estado de felicidade. Eu escolhi cuidar! … Eu causo!… E você?

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar