Estou Causando

Poupe-se e Aprenda a Poupar: Dicas

Ação social com o objetivo de informar idosos direitos sociais a que poderão ter acesso e que lhes permitirão poupar em algumas despesas

Loading Likes...

Município de Baião em Portugal organizou ações de sensibilização junto de idosos na ‘Semana da Formação Financeira 2019’

Câmara Municipal de Baião promoveu no final de outubro, no âmbito das comemorações da ‘Semana da Formação Financeira 2019’, uma ação de sensibilização e informação junto dos utentes seniores dos Centros de Relação Comunitária de Viariz e de Tesouras, intitulada “Poupe-se e Aprenda a Poupar: DICAS”.

Esta iniciativa foi pensada e desenvolvida pelos colaboradores do Serviço dos Assuntos Sociais e do Centro de Informação e Apoio ao Consumidor do município, com o apoio da Junta de Freguesia de Viariz e da União de Freguesias de Loivos da Ribeira e Tresouras.

O vereador do pelouro dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião,José Pinho Silva, juntou-se às sessões, acompanhado por elementos do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros do Banco de Portugal, Helena Marques, Manuela Barreto e Ana Azevedo, e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).

O autarca afirmou que “atendendo à população sênior em causa, à sua experiência de vida e sabedoria nestas temáticas da poupança, o objetivo não foi ensinar a gerir melhor o orçamento familiar, mas sim informar dos vários direitos sociais a que poderão aceder e que lhes permitirão poupar em algumas despesas”.

Os idosos mostraram-se muito participativos e acabaram por, alguns deles, agendarem atendimentos “personalizados”, uma vez que se detectou que alguns pretendiam requerer alguns dos direitos sociais falados, que até então desconheciam, o que, de acordo com Pinho Silva, “reforçou a importância da iniciativa”.

Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira “Todos Contam”, resultante de um acordo de cooperação entre a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Fonte: Jornal A Verdade – Portugal por Ana Magalhães

Ana Sodré

Sentir-se bem em fazer o bem… Sou antes de tudo um ser humano que ama a vida e estou sempre em busca de um mundo melhor. Atuei nos últimos 30 anos como empresária e editora, destacando três grandes publicações, a Revista Médico Repórter e o Jornal Hipócrates, atingindo a classe médica. E, por 2 anos a Revista Aimè, voltada para o público gay masculino, com venda em banca no âmbito nacional, sendo também distribuída na Argentina e em Portugal. A repercussão foi muito positiva, do qual recebi um prêmio Mulher Excelência 2009 - CIESP. Ao receber o convite para ser parte do Instituto - “Eu Causo”, foi como um raio de sol iluminando o meu horizonte… Envolvida na saúde, ao longo destes anos me deparei com diversas situações, oras boas, outras nem tanto, porém algo sempre me chamou a atenção, a fragilidade do Ser Humano. Pude perceber de perto, o quanto estamos vulneráveis mediante uma doença, quer seja em causa própria, ou de alguém da família, um amigo... Com base nessa premissa, agarro este projeto com o mesmo propósito: contribuir, através da informação, para um melhor estar! Estarei comprometida a identificar os avanços da medicina em prol da saúde, em responder as demandas da população; e vendo como as pessoas se conectam mais, me engajarei para que cada um de vocês utilize este portal, na certeza que irão encontrar um espaço acolhedor e aglutinador, para que juntos, possamos alcançar um estado de felicidade. Eu escolhi cuidar! … Eu causo!… E você?

Artigos relacionados