Calendário SaúdeCampanhasSaúde Animal

Novembro Azul Pet’s

A 4ª edição da campanha Novembro Azul Pet´s trará atendimento grátis

Loading Likes...

Prevenção nos cães e gatos

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado no dia 17 de novembro, a Clínica Veterinária da Escola Superior Batista do Amazonas, realiza no dia 23 de novembro, a 4ª edição da campanha Novembro Azul Pet´s, no intuito de prevenir e combater o desenvolvimento desta doença.

O câncer de próstata é raro em gatos, mas frequente em cães entre sete e 15 anos de idade. Os animais podem apresentar dor abdominal, dificuldades para urinar e alterações de tamanho e/ou formato nos testículos.

Daniel José Hoffmann, coordenador da Clínica Veterinária da Esbam, alerta os donos de pet´s para ficarem atentos aos primeiros sinais como dores abdominais, dificuldades para urinar e defecar, presença de pus na urina e alterações de tamanho e/ou formato nos testículos.

“Praticamente todos os animais acima de oito anos de idade desenvolvem algum aumento da próstata, podendo ou não ser associado a algumas afecções como prostatites, hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata. Como a maioria das alterações prostáticas são dependentes de hormônios, o modo de prevenção indicado mais apropriado é a castração destes animais”, destaca o médico veterinário.

Hoffmann comentou ainda que o diagnóstico das afecções prostáticas, assim como em humanos, é realizado a partir do exame de toque, ultrassonografia e se necessário citologia de lavado prostático.

Tratamento

O médico veterinário ressalta que o tratamento pode ser realizado por meio da castração, medicamentos ou até cirurgicamente, dependendo do caso. “O mais importante é realizar a prevenção da doença com a castração de animais que não se  deseja utilizar para reprodução e o acompanhamento periódico da saúde do animal, prestando atenção aos primeiros sinais clínicos, pois quanto mais cedo identificado o problema, mais eficiente é o tratamento”, explica o coordenador da ClinVet da Esbam.

Novembro Azul Pet´s

Com a missão de alertar a população para o câncer de próstata e animais de companhia (cães e gatos), a campanha Novembro Azul Pet´s,  já na 4ª edição, contará com as atividades de triagem e exame físico gratuito aos animais, distribuição de brindes, entrega de folders informativos, além de ultrassonografia, biopsias e citologia também gratuitas para casos suspeitos.

Acontece no dia 23 de novembro de 2019, de forma gratuita, das 08h às 12h, na CliniVet, localizada na Rua Rodrigues Torres, 292, conjunto Abílio Nery, bairro Adrianópolis. – Amazonas

Maiores informações pelo telefone (92) 3305-1805

Fontes: Amazonas1
Clinivet
Esbam

 

 

Ana Sodré

Sentir-se bem em fazer o bem… Sou antes de tudo um ser humano que ama a vida e estou sempre em busca de um mundo melhor. Atuei nos últimos 30 anos como empresária e editora, destacando três grandes publicações, a Revista Médico Repórter e o Jornal Hipócrates, atingindo a classe médica. E, por 2 anos a Revista Aimè, voltada para o público gay masculino, com venda em banca no âmbito nacional, sendo também distribuída na Argentina e em Portugal. A repercussão foi muito positiva, do qual recebi um prêmio Mulher Excelência 2009 - CIESP. Ao receber o convite para ser parte do Instituto - “Eu Causo”, foi como um raio de sol iluminando o meu horizonte… Envolvida na saúde, ao longo destes anos me deparei com diversas situações, oras boas, outras nem tanto, porém algo sempre me chamou a atenção, a fragilidade do Ser Humano. Pude perceber de perto, o quanto estamos vulneráveis mediante uma doença, quer seja em causa própria, ou de alguém da família, um amigo... Com base nessa premissa, agarro este projeto com o mesmo propósito: contribuir, através da informação, para um melhor estar! Estarei comprometida a identificar os avanços da medicina em prol da saúde, em responder as demandas da população; e vendo como as pessoas se conectam mais, me engajarei para que cada um de vocês utilize este portal, na certeza que irão encontrar um espaço acolhedor e aglutinador, para que juntos, possamos alcançar um estado de felicidade. Eu escolhi cuidar! … Eu causo!… E você?

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar