PeleSaúde

Dermatite seborreica

Antiinflamatório é eficaz no tratamento da dermatite seborreica

Loading Likes...

Antiinflamatório não-esteróide

 Estudos realizados em consultório, com mais de 100 pacientes, mostram que pimecrolimus é uma arma importante na luta contra a dermatite seborréica. Sem os efeitos adversos causados pelo uso constante dos corticoides e com mais eficácia que os antifúngicos, a medicação parece ser uma opção eficaz e segura no tratamento da doença. 

 A dermatose pápulo-escamosa, também conhecida como dermatite seborreica, afeta as áreas da pele ricas em glândulas sebáceas. Geralmente a doença está associada à colonização por Pityrosporum ovale No Brasil, na literatura consultada, nenhum estudo epidemiológico estimou ainda a prevalência ou a incidência da enfermidade. Nos Estados Unidos, porém, cerca de 5% da população é atingida por ela.

De acordo com o Dr. Paulo Cunha, professor titular de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o diagnóstico da dermatite seborreica é essencialmente clínico e as formas de tratamento mais utilizadas hoje incluem corticoides tópicos e antifúngicos.

“Não podemos esquecer que o tratamento continuado com corticoides tem potenciais efeitos colaterais. Observamos a taquifilaxia com perda do efeito inicialmente conseguido. O tratamento com antifúngicos não é eficiente em todos os pacientes. Entretanto, temos obtido excelentes resultados com o uso do pimecrolimus creme 1% duas vezes ao dia”, explica o especialista.

Sem efeitos colaterais

O médico conta ainda que pimecrolimus é um novo antiinflamatório não-esteroide, que não apresenta os efeitos colaterais tipicamente observados com o uso de corticoide, tal como atrofia da pele. “Esta medicação é bem tolerada em todas as áreas da pele, incluindo a face”, ressalta o médico.

Para o Dr. Cunha, pimecrolimus é um medicamento eficaz, capaz de controlar os sintomas da dermatite seborreica com rapidez. “Acredito que o pimecrolimus pode ser uma ferramenta segura e eficaz no tratamento da dermatite seborreica. A fisiopatologia da doença ainda não foi totalmente compreendida. Especula-se que os efeitos benéficos do pimecrolimus na dermatite seborreica podem estar associados à inibição da síntese e da liberação de TNFα bem como das citocinas liberadas por Th1 e Th2”, opina.

Há algum tempo o Dr. Cunha vem realizando estudos observacionais sobre o tratamento da dermatite seborreica, especialmente sobre o uso de pimecrolimus, em seu consultório. Os resultados da pesquisa foram apresentados na XIII European Academy of Dermatology and Venereology, em Florença, na Itália. E, também foi publicado na revista Acta Dermatológica.

“O potencial terapêutico do pimecrolimus creme 1% no tratamento da dermatite seborreica é sugerido pelos resultados positivos e muito satisfatórios do tratamento que já apliquei em mais de 100 pacientes. Essas minhas evidências preliminares precisam ser confirmadas por estudos clínicos controlados”, conclui o especialista.

 Fonte: Revista Médico Repórter

 

 

Ana Sodré

Sentir-se bem em fazer o bem… Sou antes de tudo um ser humano que ama a vida e estou sempre em busca de um mundo melhor. Atuei nos últimos 30 anos como empresária e editora, destacando três grandes publicações, a Revista Médico Repórter e o Jornal Hipócrates, atingindo a classe médica. E, por 2 anos a Revista Aimè, voltada para o público gay masculino, com venda em banca no âmbito nacional, sendo também distribuída na Argentina e em Portugal. A repercussão foi muito positiva, do qual recebi um prêmio Mulher Excelência 2009 - CIESP. Ao receber o convite para ser parte do Instituto - “Eu Causo”, foi como um raio de sol iluminando o meu horizonte… Envolvida na saúde, ao longo destes anos me deparei com diversas situações, oras boas, outras nem tanto, porém algo sempre me chamou a atenção, a fragilidade do Ser Humano. Pude perceber de perto, o quanto estamos vulneráveis mediante uma doença, quer seja em causa própria, ou de alguém da família, um amigo... Com base nessa premissa, agarro este projeto com o mesmo propósito: contribuir, através da informação, para um melhor estar! Estarei comprometida a identificar os avanços da medicina em prol da saúde, em responder as demandas da população; e vendo como as pessoas se conectam mais, me engajarei para que cada um de vocês utilize este portal, na certeza que irão encontrar um espaço acolhedor e aglutinador, para que juntos, possamos alcançar um estado de felicidade. Eu escolhi cuidar! … Eu causo!… E você?

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.